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Como um chargeback é debitado na Appmax

Entenda como a Appmax realiza o débitos de Chargebacks dentro da plataforma.

Quando ocorre um chargeback (contestação da compra pelo cliente) em sua operação, a Appmax realiza o débito do valor da transação diretamente do seu saldo disponível para saque ou antecipação, para reembolsar o cliente.


Como o valor é debitado?

O valor total da transação é descontado em dois lançamentos separados:

  1. Valor líquido recebido por você no momento da venda;

  2. Taxas de operação, que podem incluir:

    • Taxa de processamento + Taxa de parcelamento (se houver);

    • Caso o índice de chargeback esteja maior do que 1,5% e a soma das taxas for menor que R$36,00, será debitado o valor mínimo de R$36,00 para cobrir os custos do chargeback.


Exemplo prático índice de chargeback superior a 1,5%:

Um cliente realiza uma compra de R$100,00.

  • Você recebe R$94,02, considerando:

    • 4,99% de taxa de processamento (R$4,99)

    • Taxa de antifraude/gateway (R$0,99)

    • Índice de corte de chargeback 1,6%

Se houver um chargeback, os seguintes valores serão debitados:

  • R$94,02 (valor líquido recebido);

  • R$36,00 (mínimo para cobrir custos do chargeback, já que as taxas somaram menos que esse valor) e o índice de chargeback estava maior do que 1.5%.

A taxa de 4,99% foi usada somente como exemplo. A taxa aplicada em sua operação pode variar.


Exemplo prático índice de chargeback inferior a 1,5%:

Um cliente realiza uma compra de R$100,00.

  • Você recebe R$94,02, considerando:

    • 4,99% de taxa de processamento (R$4,99)

    • Taxa de antifraude/gateway (R$0,99)

    • Índice de corte de chargeback 1,0%

Se houver um chargeback, os seguintes valores serão debitados:

  • R$94,02 (valor líquido recebido)

  • R$5,98 (soma das taxas)

A taxa de 4,99% foi usada apenas como exemplo. A taxa aplicada em sua operação pode variar.


Como acompanho o índice de chargeback?

Você pode acompanhar o índice de chargeback de sua operação na Página Inicial da plataforma.


E se eu não tiver saldo suficiente?

Se, no momento da entrada do chargeback, seu saldo não for suficiente:

  • Continuar processando: o seu saldo ficará negativo e será quitado na medida que novos pedidos forem realizados;

  • Aguardar a liberação dos valores não antecipáveis: se o valor for suficiente, ele cobrirá o débito ao ser liberado;

  • Quitar à vista: você pode quitar o saldo negativo clicando aqui.


Em quais situações essa política é aplicada?

  • Parceiros com índice de chargeback superior a 1,5% nos últimos 120 dias
    Esse percentual pode ser acompanhado na Página Inicial da plataforma.

  • Parceiros com operação internacional
    Nestes casos, os débitos descritos serão aplicados independentemente do índice de chargeback.

  • Parceiros crossborder
    Os débitos continuam sendo apenas referentes ao valor líquido + taxas de processamento e parcelamento (caso existam), ou seja, o valor total da transação.


Para evitar um alto índice de chargebacks em sua operação, confira este artigo. Para entender o que é um Chargeback, acesse este artigo.