Pular para o conteúdo
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Configurando o funil de SMS

Saiba como configurar o funil de SMS na Appmax para melhorar a conversão da sua loja.

Este artigo ensina o passo a passo de como configurar um Funil de SMS.


Uma das principais ferramentas do AppMarketing é o Funil de SMS, que realiza o envio de mensagens de texto para leads e clientes em diferentes momentos de sua jornada de compra, como boleto ou PIX gerado, pedido pago, vencido, entre outros. O custo por envio é de R$0,08.

Para configurar o funil, é necessário habilitar o SMS - Gerenciador Financeiro. Para isto, basta seguir estes passos:

  1. Selecione Configurações, no meu lateral esquerdo.

  2. Clique em Funis de SMS.

  3. Selecione Configurações de Conta.

  4. Clique em SMS - Gerenciador Financeiro.

  5. Em Habilitar SMS Manager Appmax, selecione o botão cinza Inativo para que ele fique verde e Ativo.

  6. Escolha o site responsável pelo envio.

  7. Selecione se o funil será automático (Ativo) ou não (Inativo).

  8. Clique em Salvar.

Untitled ‐ Made with FlexClip

Após habilitar o SMS - Gerenciador Financeiro, é necessário criar o funil. Para isto, siga estes passos:

  1. Retorne ao menu Funis de SMS.

  2. Clique em Adicionar Funil.

  3. Escreva o Nome do Funil e clique em Salvar.

Untitled ‐ Made with FlexClip (1)

Após ter criado o funil, é necessário criar os modelos de mensagens (templates) que serão disparados. Você pode escolher estes grupos de clientes e eventos:

  • Interessados - Clientes que não finalizaram uma compra (abandono de carrinho).

  • Cancelados - Clientes que tentaram realizar uma compra com cartão cancelado ou erro de digitação.

  • Boleto Criado - Quando o boleto de uma compra fica disponível para pagamento.

  • Boleto Vencido - Quando o prazo de pagamento do boleto de uma compra expira.

  • Upsell - Clientes que efetuaram um upsell de 1 clique (disponível somente se parceiros utilizam o Checkout da Appmax).

  • Pedido Pago - Clientes que pagaram um pedido.

  • Pedido Call Center - Clientes que tiveram uma compra via AppCall.

  • Assinatura com falha - Clientes cujo pagamento de uma assinatura ou compra recorrente não foi efetivado.

  • Chargeback em disputa - Quando uma solicitação de chargeback for contestada via bandeira ou cobrança ativa, o cliente solicitante recebe um SMS.

  • PIX gerado - Quando a chave PIX de uma compra fica disponível para pagamento.

Não é necessário criar um template para todos estes grupos de clientes e eventos, somente os que quer disparar um SMS.

Importante: Assim que criar o Funil SMS, é necessário selecionar Vincular Sites e escolher em quais dos seus sites o funil criado deverá disparar as mensagens de texto.

Para criar um modelo de mensagens, basta selecionar o grupo ou evento desejado, clicar em + Adicionar e preencher os campos abaixo:

  • Nome do Modelo (Identificação): Nome do template, utilizado para identificação no sistema.

  • Corpo da Mensagem enviado no SMS: Texto que será enviado ao cliente.

    • Você pode utilizar algumas variáveis para personalizar a mensagem aos seus clientes, identificadas por Variáveis Disponíveis. Parceiros que utilizam o Checkout Appmax possuem acesso a mais variáveis.

    • Existem algumas palavras que não poderão ser usadas e serão removidas durante o envio, identificadas por Palavras Restritas.

  • Novo Link Encurtador: Neste campo você pode inserir um link que será encurtado no SMS, ocupando menos caracteres e permitindo que você veja quantos cliques teve. Após inserir o link neste campo, basta clicar na variável Meu_link para inserção no corpo da mensagem.

  • Inserir Link: Caso tenha um link cadastrado em um template anterior, você pode selecionar esta opção.

  • Configuração de Envio: Aqui você definirá quem fará o envio do SMS ao cliente. Caso tenha integrado uma plataforma de SMS Marketing, selecione ela. Caso contrário, selecione Appmax SMS Manager.

  • Horas, Minutos e Segundos de Delay: Tempo para o SMS ser enviado ao cliente após ele entrar no grupo selecionado ou evento ocorrido. Esse delay pode ser configurado em horas, minutos e/ou segundos.

Depois de criar o template, basta clicar em Salvar na parte superior da tela.


Caso queira visualizar quantas vendas obteve após o envio de SMS, você precisa utilizar a opção Novo Link Encurtador, oferecido no momento em que configura o corpo da mensagem, ou o parâmetro utm_source=sms caso utilize o checkout da Appmax.